Gente que acredita que Barcelos merece e pode ser melhor.

MIB

Associação

Notícias

Dados Úteis

Barcelos

Inscreva-se:

Downloads

Imprensa Local

Barcelos Popular

Rádio Cávado

Imprensa Nacional

Twitter



Os pontões de Macieira de Rates
07Nov2012 01:38:53
Publicado por: ../..

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA 02NOVEMBRO 2012

 

OS PONTÕES DE MACIEIRA DE RATES

 

 

Decorrido 1 ano sobre a data, 26/26 de OUT 2011, em que ocorreu a intempérie que provocou graves danos nos pontões do Talho e do C.M. 1140, ligação importante entre Macieira e Negreiros, tudo continua na mesma e as vias de circulação continuam cortadas ao trânsito.

 

Por isso e porque sei que as pessoas estão descontentes e revoltadas pela demora no arranque das obras, resolvi solicitar informação escrita à Câmara Municipal.

 

Do que se observa nos locais e da documentação que me foi entregue, facilmente se constata o que segue:

 

1  -    É inaceitável, inconcebível e incompreensível que, ao fim de um ano, tudo continue em estado de abandono.

2 - É inquestionável que esta situação tem originado e continua a originar graves prejuízos e inconvenientes para as pessoas afectadas,principalmente os residentes.

3  -   Isto revela grave negligência e desleixo da Câmara Municipal. Vejamos:

 

IMG_5928.JPG

 

# - A reposição de um acesso lateral, junto ao pontão principal, CM1140, referido nos relatórios técnicos, efectuados, nos dias seguintes, à tempestade, e que estava à vista de todos, só passados 9 meses aconteceu. Tratava-se de simples obras, de custo reduzido, de dois dias de duração, que facilitavam em muito a vida às pessoas. No meio do jogo de “ping-pong”, entre a Junta e a Câmara, houve um elemento da Assembleia de Freguesia que ofereceu dinheiro emprestado à Junta para resolver o problema, mas esta recusou.

# - Desde logo, existiam soluções simples, rápidas ( 1 semana ) e expeditas que, com carácter provisório, enquanto esperavam pelas obras definitivas, que repunham a circulação rodoviária. Não houve vontade política. Não houve respeito pelas pessoas.

# - Como se tratava de uma situação de emergência, que visava repor exactamente o que existia antes, a Câmara nem sequer precisava de consultar as entidades externas.

# - A Câmara desculpa-se com o atraso na emissão dos pareceres das entidades externas ao Município para aprovação dos projectos para justificar o atraso no arranque das obras.

# - Era obrigação da C.M., se os pareceres tardavam mais que o prazo legal, avançar, de imediato com as obras, recorrendo a ajuste directo.

# - Não deixa de ser estranho que a Câmara se defenda com o atraso dos pareceres, quando a Agência Portuguesa do Ambiente, através de ofícios datados de final de Agosto e meados de Setembro de 2012, lembre à Câmara que esta ainda não pagou 200 euros, devidos pela análise do processo, já reclamados anteriormente. Como pretendia a CM que os pareceres fossem céleres se nem sequer pagou as taxas iniciais? Isto é bem revelador do interesse que a Câmara tem demonstrado em dar urgência ao assunto!

# - Para agravar a situação, a CM contratou a um técnico exterior ao Município o projecto do pontão maior. Gastou 22.000 euros, sem necessidade, pois nos serviços municipais existem vários técnicos habilitados para tal e assim se pouparia aquela quantia.

 

IMG_5931.JPG

           

            O inverno está à porta o que degradará as condições no local e provocará um acréscimo de custos. As pessoas continuarão a ter prejuízos e a sentir que foram abandonadas.

            Este episódio é bem revelador de como a maioria socialista tem gerido as questões municipais.

             - Devagar… Devagarinho

             - Desculpando-se permanentemente com razões externas para justificar a sua incapacidade  para resolver os problemas.

             - Delapidando recursos com soluções caras, quando podia resolver de forma simples.

             - Desvalorizando e ignorando os vastos, em quantidade e qualidade, recursos humanos e materiais do Município.

 

E tudo isto para prejuízo e sofrimento dos barcelenses e, neste caso, dos habitantes de Macieira e Negreiros.

 

IMG_5932.JPG

 

Macieira, 2 de Novembro de 2012.

O Vereador Independente

Manuel Marinho

 

 



Partilhar:

Artigos Relacionados
Não à extinção das Freguesias
Reforma Administrativa no concelho de Barcelos
Freguesias - A parceria preferencial
PROGRAMA ELEITORAL


Para poder comentar necessita de iniciar sessào.